quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Você sabe evitar caruncho nos maltes?

Caruncho são besouros que atacam os produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho, farinho, farelos e é claro, o nosso querido malte. O Caruncho um problema presente na vida dos cervejeiros que acabam guardando seus maltes por determinado tempo ou até de maneira indevida.


Pragas Primárias: Eles rompem a película protetora do grão e deposita um ovo no interior do mesmo, após isso a larva eclode e se alimenta no interior do grão e só o deixam quando atingem a fase adulta.




Pragas Secundárias: Se alimentam da parte externa do grão ou quando ficam danificados pela praga primária. Infestam farelos, farinhas e rações. A Fêmea deposita seus ovos externamente ao substrato e as larvas eclodem desenvolvendo-se livremente ou internamente no grão.

Agora que sabemos o que é o Caruncho, vamos falar de prevenção!

A melhor forma de armazenar malte é com a utilização de embalagens a vácuo, pois assim não existe a presença de oxigênio em contato com o malte e também umidade se guardado em local seco e arejado.

Se seu malte já está infestado de carunchos você terá duas opções:

1. Jogar o malte no lixo.

2. Utilizar técnicas para eliminar os carunchos dos maltes tendo consciência de que o poder diastico será menor que o anunciado pela fabrica.

A maneira mais simples é deixar o malte exposto em uma lona ao sol, isso mata os carunchos e fazem os mesmos se afastarem dos grãos. Você pode levar o malte ao forno por alguns minutos também, mas isso pode alterar as características do grão.

É possível também utilizar baixas temperaturas para eliminar essas pragas, pois eles são pecilotérmicos e quando se submetem a baixas temperaturas entram em estado de hibernação. Isso evita que os ovos eclodam e que continuem atacando o malte.
Tome cuidado com a umidade, pois isso pode mofar o malte futuramente.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...