Brassar uma Lager é um desafio para qualquer cervejeiro caseiro.
Muitas pessoas entram nesse hobbie e de cara compram um kit para fazer cerveja Pilsen e vira um verdadeiro desastre.
Por quê?
Cervejas Lagers não podem ser fermentadas se não estiverem em baixas temperaturas (6°C e 12°C). Se ocorrer em temperaturas superiores, a fermentação resultará em excesso de ésteres frutados, picantes, álcoois superiores, diacetil e sabores de enxofre. Um grande problema também é que Lagers são cervejas leves e quaisquer off flavours citados são facilmente notados.
Foto de: homebrewersassociation |
É essencial que se tenha uma geladeira exclusiva para o ato de fazer cerveja e também um termostato para que possa controlar a temperatura de todo o processo de fermentação e maturação.
Algumas considerações que devem ser levadas em consideração ao brassar uma lager:
Fazer uma Lager não é muito diferente de uma Ale, claro que existe a questão de temperatura de fermentação e mais alguns desafios ao decorrer do processo.
Mostura: Lagers possuem um sabor leve, fresco e limpo. Para obter esse tipo de resultado é necessário usar a rampa de 64°C, pode-se também utilizar duas rampas como, por exemplo, Início em 60°C e final em 69°C, assim ela teria a ativação de Alfas e Betas Amilases, maximizando a conversão de açúcares em maltose.
Fervura: Voláteis como Dimetil, Sulfeto e outros são um problema em Lagers, em parte por conta do corpo leve dessas cervejas. Use nessa etapa fervuras intensas e longas entre 70 e 90 minutos para reduzir esses voláteis.
Oxigenio: Aerar o mosto é muito importante, pois fermentos para Lagers consomem muito oxigênio.
Leveduras: Lagers utilizam o dobro de levedura para obter a fermentação completa.
Tempo de Fermentação: Lagers exigem um tempo maior para começar a fermentar.
Descanso de Diacetil: Lagers produzem mais Diacetil, que é um composto amanteigado que pode ser um off Flavour. As leveduras podem reabsorve-lo mas requer que a temperatura seja aumentada em alguns graus após o fim da fermentação.
Tempo de Lagering: Lagers exigem um período maior de maturação para eliminar alguns compostos como (DMS – Cheiro de Milho Cozido), (Sulfeto de hidrogênio – Cheiro de Ovo podre) e outros aromas estarão presentes na cerveja após a fermentação . O processo pode levar de 4 a 12 semanas e ajuda a remover esses compostos da sua cerveja.
Adição de fermento para Priming: Como as Lagers são fermentadas e maturadas em baixas temperaturas, é necessário adicionar uma pequena quantidade de fermento junto ao açúcar do priming, isso irá garantir que você terá carbonatação na garrafa. Se você carbonata sua cerveja em barril com CO2 essa etapa não é necessária.
Cheers!
Nenhum comentário:
Postar um comentário