Fermentação:
É na fermentação que o mosto se transforma em cerveja, são produzidos os aromas característicos da cerveja, formação de álcool e C02.
Devemos controlar a temperatura neste processo seguindo criteriosamente as especificações do fabricante da levedura.
Se fermentada em temperaturas mais altas, o processo acontece mais rapidamente, maior multiplicação de leveduras e também maior formação de álcoois superiores.
Se fermentada em temperaturas mais baixas, leva-se um tempo maior para chegar na atenuação máxima, porém com menos álcoois superiores.
Em geral as Ales fermentam entre 17°C e 24°C e as Lagers entre 6°C e 12°C.
A duração da fermentação varia conforme o estilo que se está fazendo, o final do processo pode ser medido verificando a densidade com um densímetro ou refratômetro.
Maturação:
Após o fim do processo de fermentação, inicia-se a maturação da cerveja, essa etapa tem os seguintes objetivos:
1. Sedimentação da Levedura ainda em suspensão.
2. Formação e Precipitação de Turbidez a frio.
3. Ajuste nos Aromas.
4. Saturação de CO2.
5. Arredondamento da Cerveja.
O tempo de maturação é relacionado diretamente a complexidade do estilo de cerveja feito. Em geral, cervejas mais alcoólicas e complexas necessitam de um processo de maturação mais demorado, podendo demorar vários meses. Em estilos básicos pode-se seguir a regra de maturação por 1 ou 2 semanas.
Para obter-se uma cerveja límpida recomenda-se deixar o mais próximo de 0°C possível para que qualquer sedimento que esteja na cerveja vá para o fundo e junte-se a lama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário