terça-feira, 6 de maio de 2014

1ª Brassagem - English Pale Ale

Em Abril eu e o Leonel, amigos da época de Colégio decidimos entrar no mundo da fabricação de cerveja artesanal.
Pesquisamos bastante e compramos nosso primeiro kit de 20 Litros no site da www.alquimiadacerveja.com.br/ e para uma receita teste pegamos uma English Pale Ale.

Abaixo vocês acompanharão todo o processo de fabricação da mesma até estar pronta para degustação!
Espero que gostem!



No dia 03/04/2014 fizemos nossa primeira brassagem, e claro muitas duvidas ainda estavam pairando nossas cabeças, aquele nervosismo de que algo pudesse dar errado.

Nessa primeira receita já adquirimos os maltes todos triturados, pois não teríamos como moer os grãos.



Totalmente perdidos nós começamos e já nos esquecemos de um grande detalhe que iria facilitar e muito a nossa vida, o Grain Bag!
Ficamos tão eufóricos que esquecemos de coloca-lo na panela, mas tudo bem...isso seria fácil reverter fazendo a lavagem dos grãos no final da brassagem.


Após os 75 minutos de brassagem utliizando a técnica Single Infusion No Mash Out fizemos o teste de Iodo e estava tudo OK.
Hora de trocar de recipiente, pois como não utilizamos o Grain Bag, precisamos lavar o grão e transferir para um fermentador antes de jogar na panela de fervura. 


Após todo esse contratempo começamos nossa fervura a quase 100ºC começamos a as adições dos nossos queridos Lúpulos!



Após os 60 minutos de fervura intensa e 4 adições de Lúpulo terminamos mais um processo e esquecemos de fazer o processo de Whirpool ( Processo em que o mosto é colocado em movimento espiral para que os sólidos densos se acomodem no fundo da panela ).

Começamos então o resfriamento do mosto que até nesse exato momento estava a quase 100ºC e precisávamos abaixar para 25ºC.



Nosso processo de resfriamento demorou cerca de 2 a 3 horas para resfriar todo mosto até a temperatura ideal.

A OG medida a 20ºC foi 1,057 e estava dentro do esperado pela receita.

Transferimos todo o liquido para o balde fermentador com uma queda para que fosse aerado durante a transferência e utilizamos um coador Chinoy para segurar possíveis cascas ou lúpulo que ainda estivesse no liquido.


Após a adição do fermento iniciamos o processo de fermentação durante 7 dias.
Infelizmente não tínhamos como manter o fermentador em temperatura controlada e com isso a temperatura variou muito durante os dias que se passaram.



Conseguimos uma geladeira nessa mesma semana para que fosse possível fazer a maturação em baixa temperatura utilizando o Termostato da Full Gauge TIC-17RGTi.


Deixamos maturar durante 14 dias a temperatura de 7ºC para ajudar a decantar o fermento no fundo do balde e medimos também a FG que ficou em 1,017 o que nos proporcionou um teor alcoólico de 5,4% em média.

Após esse período de maturação veio a tão esperada hora de engarrafar a nossa primeira cerveja!
Para isso contamos com uma ajuda imensa do pessoal do Bierort no shopping Via Vale Garden aqui de Taubaté por nos fornecer os cascos que seriam descartados.


A parte mais trabalhosa disso foi retirar os rótulos das garrafas, fora isso higienizamos todas as garrafas com água quente e álcool 70% e iniciamos o processo de envaze.


Fizemos o Priming com açúcar invertido na panela antes de envazar a cerveja nos cascos.


Nossa receita deveria dar em média 20 Litros de cerveja, mas como não conhecíamos o equipamento, não adicionamos água suficiente durante os processos e com isso terminamos só com 10 Litros ( 17 Garrafas de 600ml ).

Após 10 dias de maturação na garrafa em temperatura ambiente para que houvesse carbonatação, abrimos a tão esperada cerveja!
O Resultado não podia ser melhor, ficou deliciosa!
Mesmo com todos os erros cometidos durante o processo, a qualidade não foi comprometida e aprendemos com os erros cometidos.


Em breve postaremos mais brassagens aqui para vocês cervejeiros!

Cheers!!!!!!

























Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...